• Prof. Dra. Fátima Sobral Fernandes

Reflexão sobre nossa capacidade de escutar atentamente...


Negociar a cada dia conosco mesmo o que de melhor podemos fazer para tornar nosso dia maravilhoso e partir para a ação, negociando em cada interação com nossos familiares, amigos, conhecidos e até desconhecidos para sermos bem sucedidos em nossos projetos pressupõe uma competência e habilidade muito especial: escutar atentamente para encontrar o ponto de ganha - ganha para cada um de nós e de nossos interlocutores.

Refletir sobre nossa capacidade de escutar atentamente pode ajudar-nos a ampliá-la. Um escutar silencioso, sem julgamentos no pensamento,sem ressentimentos e medos no coração. Ouvir na essência, estado de atenção focada no outro com o qual estamos interagindo.

Ao decidir escrever sobre este tema, lembrei de um texto do Livro da Vida, de Krishnamurti , que descreve de modo muito interessante este processo.

Li sobre esse tema em várias de minhas formações, como terapeuta de mudança organizacional, como psicanalista, como coaching e como professora e esse trecho do Livro da Vida, de algum modo, sintetiza de modo simples e completo esse processo interativo.

Ai vai uma síntese para a reflexão de vocês.

Como você escuta?

Você escuta com as suas projeções, por meio de sua projeção, através de suas ambições, desejos, medos, ansiedades, só ouvindo através do que você quer ouvir, somente o que for satisfatório, o que lhe agradará, o que dará o conforto, o que vai no momento aliviar seu sofrimento?

Se você escuta pelos filtros dos seus desejos, então você escuta obviamente apenas sua própria voz, você está escutando só seus próprios interesses.

Existe alguma outra forma de escutar?

É importante descobrir como escutar não apenas ao que está sendo dito, mas a tudo – ao barulho nas ruas, ao som dos pássaros, ao barulho das ondas do mar agitado, à voz de seu marido, da sua esposa, de seus amigos, ao choro de um bebê, às entrelinhas, a linguagem corporal, o não dito, sem acrescentar sua imaginação?

Escutar só tem importância quando a pessoa não projeta seus próprios desejos no que escuta.

O convite é nos tornarmos, a cada dia, mais capazes de por de lado todos estes filtros pelos quais nós escutamo, e, realmente, escutarmos o outro com cabeça e coração abertos para encontrarmos o caminho de convivência confortável possível.

Excelente escuta, melhor a cada dia...


0 visualização

​​​​© 2016 TRANSCENDERTE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL LTDA.

  • INSTAGRAM_icon-icons.com_65535
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey LinkedIn Icon